Modalidade Musculação
O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação é uma forma de exercício contra resistência, praticado normalmente em ginásios, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos.
Utiliza a força da gravidade (com barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas.
Esta forma de treinamento físico é utilizada para fins atléticos (por meio da melhora no desempenho de atletas), estéticos (no desenvolvimento do volume muscular) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc.).
A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.
A musculação é diferente do fisiculturismo, levantamento de peso, pois esses são esportes e aquela uma modalidade de exercício.
A musculação está em alta nos dias atuais, além de ajudar a queimar gordura antes e após o treino, trabalha os músculos e modela o corpo deixando-o mais firme e bonito.
O treinamento com pesos auxilia no emagrecimento, aumenta o gasto calórico diário e estimula o metabolismo. Previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose.
Em pessoas idosas, esses exercícios com peso interrompem a perda de mobilidade e a atrofia muscular, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Os benefícios da musculação são:
- Eliminação da gordura,
- Aumento da massa muscular,
- Aumento da força muscular,
- Melhora a atividade cardíaca,
- Melhora a postura,
- Melhora a autoestima,
- Melhora o sono,
- Melhora o bem-estar,
- Melhora os quadros de depressão,
- Aumenta a resistência do sistema imunológico,
- Ameniza a celulite, pois o exercício com peso evita a flacidez e define os músculos.
Os resultados obtidos não dependem somente do tipo de treino, outros fatores como flexibilidade, condicionamento cardio respiratório, tipo de alimentação e hereditariedade também são importantes.
Grande parte das pessoas ainda procura essa modalidade para melhorar a aparência estética, portanto o objetivo deve ser o resultado de uma atividade bem orientada e segura.